Metodologias utilizadas
A metodologia aplicável é função, basicamente, da natureza
do bem avaliando, da finalidade da avaliação, da disponibilidade, qualidade e
quantidade de informações colhidas no mercado.
- MÉTODOS PARA IDENTIFICAR O VALOR DE UM BEM
- Método Comparativo Direto de dados de Mercado - Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. Esse método envolve comparar o imóvel avaliando com imóveis semelhantes que foram recentemente vendidos na mesma área. Fatores como tamanho, localização, idade, condição e características são considerados para determinar um valor comparativo.
- Método Involutivo - Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.
- Método Evolutivo - Identifica o valor de bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização. Nesse método, o valor é calculado com base na evolução do terreno e das construções ao longo do tempo, considerando o valor histórico e o valor atual.
- Método da capitalização da Renda - Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis. Esse método é comum para imóveis comerciais e de investimento. Ele envolve calcular o valor do imóvel com base na renda potencial que ele pode gerar. Isso inclui considerar aluguéis, taxas de ocupação e despesas operacionais.
- MÉTODOS PARA IDENTIFICAR O CUSTO DE UM BEM
- Método Comparativo Direto de Custo - Identifica o valor do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.
- Método da Quantificação de Custos - Identifica o Custo de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos. Nesse método, o valor do imóvel é estimado com base nos custos para construir um imóvel semelhante, levando em consideração o valor do terreno, materiais de construção, mão de obra, entre outros. Também podem ser levados em conta a depreciação e a idade do imóvel.
- Métodos para Identificar Indicadores de Viabilidade da Utilização Econômica de um Empreendimento - Os procedimentos avaliatórios usuais com finalidade de determinar indicadores de viabilidade da utilização econômica de um empreendimento são baseados no seu fluxo de caixa projetado, a partir do qual são determinados indicadores de decisão baseados no valor presente líquido, taxas internas de retorno, tempos de retorno, entre outros.